sexta-feira, 9 de abril de 2010

QUER COMPRAR IMÓVEL? O QUE FAZER?


O Arquiteto, Corretor e Gerente de Projetos Imobiliários, Abraão Dahis, concedeu entrevista ao blog Morar Melhor respondendo questões sobre dúvidas básicas que o comprador pode ter na hora de comprar um imóvel.
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Segue a entrevista:
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Morar Melhor - Quando o comprador se interessa por um imóvel e marca uma visita, quais são os principais aspectos a observar?

Abraão Dahis: Se o interessado em adquirir um determinado tipo de imóvel solicita o agendamento de uma visita específica, significa, a princípio, que este gostou do que lhe foi apresentado. A visita, neste caso, deve ser uma comprovação física e "in loco" do que foi imaginado. Se na balança das decisões, pois tudo na vida são escolhas, o peso maior for por questões positivas, deve-se adquirir o imóvel, caso contrário, aconselho a continuar a busca.
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Morar Melhor - Quando a pessoa compra um imóvel há a necessidade de fazer um sinal? Como é calculado o valor do sinal? O sinal é efetuado apenas quando tem a intermediação de uma imobiliária?

Abraão Dahis: Sim, pois o sinal serve para evitar que o imóvel possa ser vendido a outro interessado, ou seja, é o princípio de pagamento. O sinal deve ser feito para que o imóvel seja retirado de venda e passe a condição de "reservado", processando-se, a partir de então, os trabalhos de preparação da documentação necessária para definir oficialmente a venda. O valor do sinal, normalmente, é calculado entre 10% e 20% do valor do imóvel. Não, o sinal é efetuado independente de ter ou não a intermediação de uma imobiliária.
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Morar Melhor - Quais são os procedimentos que o comprador deve seguir após efetuar o sinal?

Abraão Dahis: No caso de venda à vista, o comprador deve apresentar somente cópias de identidade, CPF e comprovante de residência daqueles que irão tomar parte da escritura como respectivos compradores. Deverá efetuar a simulação, obtenção de guia e pagamento respectivo do ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis) na prefeitura.
Sugiro sempre contratar um despachante experiente para o serviço, de forma a conseguir, em menor tempo possível, tudo que é necessário para ser feita logo a escritura.
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Morar Melhor: Quais são as documentações necessárias para que o imóvel esteja em perfeitas condições de venda?

Abraão Dahis: No caso de venda à vista, as documentações necessárias são: 1º, 2º, 3º, 4º e 9º distribuidor pessoal; 9º distribuidor imóvel; 1º e 2º interdições e tutelas; ônus reais atualizada; quitação fiscal; situação enfitêutica; justiça federal.
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Morar Melhor: O que pode dificultar a escritura de um imóvel?

Abraão Dahis: Diversas questões impedem a efetivação de uma escritura pública, entre elas, pendências em nome de um ou dos proprietários; pendências em relação ao imóvel, tais como, inventários, cessões provisórias, entre outros. O importante é tanto o comprador como o vendedor estarem sempre assessorados por profissionais corretores especializados e regularmente registrados no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
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Morar Melhor: Como o comprador deve proceder, caso compre um apartamento em planta e a construção não seja finalizada no tempo previsto?

Abraão Dahis: Existe um prazo máximo de tolerância para a construtora terminar a execução do empreendimento que se prontificou a fazer. E consta em contrato assinado pelas partes, no momento da escritura de promessa de compra e venda, que determina multa para a construtora, caso esta ultrapasse este tempo limite.


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Abraão Dahis