segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O setor imobiliário na Internet

Que a Internet é um meio de comunicação que chegou para ficar, isso todo mundo já sabe. Mas e as redes sociais, blogs e aplicativos? Será que ainda é possível ter um empreendimento sem uma presença abrangente na web?

Segundo matéria do site “exame.com”, para o setor imobiliário, a WEB se faz presente e necessária, pois quase 100% das compras passam em algum estágio pela Internet. E os responsáveis por este sucesso é um mix de ações já consagradas na Internet como um site e atendimento online mais as novidades como redes sociais, aplicativos para smartphones, entre outros.

Mas ainda não é possível realizar todas as etapas de compra de um imóvel pela Internet devido aos trâmites burocráticos e a necessidade intrínseca do ser humano em “somente confiar no que os olhos podem lhe mostrar”, (infelizmente em razão de alguns mal profissionais ainda atuantes no mercado). Apesar disso, a interação com o cliente, a rapidez em se manter contato, a facilidade de visualizar imagens dos imóveis, interagir com outros compradores através das redes sociais, são alguns fatores que ajudam muito na hora de conquistar o cliente, de mantê-lo satisfeito com o atendimento e fiel a marca.

Ainda de acordo com a mesma matéria, citada acima, a Cyrela, em 2010, teve quatro milhões de visitas em seu site e contabilizou 20% das vendas através de um canal online.

“Acreditamos que uma fração desses acessos gera contatos e uma fração de contatos gerará vendas”, afirma Fernando Moulin, gerente-geral de E-Business da Cyrela Brazil Realty. (trecho retirado da matéria)


Então, como fazer a minha imobiliária entrar de vez na Internet?

O que é de praxe para toda empresa, que quer começar na Internet e tenha bastante conteúdo para apresentar, é ter um site como ponto de início, pois ele será a “porta de entrada vitual da empresa”. É lá que ficarão todas as informações dos produtos, atendimento online, informações sobre a empresa, seus profissionais e dirigentes, entre outros, oferecendo o maior numero possível de informações que gerem confiança ao cliente consumidor final ou investidor imobiliário.

Mas não limite-se a isto, faça parte das novidades do mundo do networking. Mantenha- se presente nas redes sociais, mas apenas nas pertinentes, ou seja, onde está o seu público-alvo. Por exemplo, não adianta você criar um perfil no MySpace se o seu empreendimento é imobiliário, pois o mesmo é uma rede social voltada para música.

Portanto, é preciso ter planejamento, fazer uma pesquisa sobre o seu ramo de trabalho na Internet, saber onde está o público que você deseja atingir para, só depois, escolher os canais apropriados. Mas não basta apenas estar na Internet é preciso manter periodicidade, interagir com o público, criar promoções e até mesmo brincadeiras como enquetes, quizes, entre outros. Não deixe o seu público esquecido, pois ele também esquecerá você.

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Abraão Dahis